Júlio César Martini

Um amante de PHP e Banco de Dados, que agora se aventura na gestão de produtos utilizando Scrum.

Júlio César Martini - Um amante de PHP e Banco de Dados, que agora se aventura na gestão de produtos utilizando Scrum.

Certificação CSM – ScrumMaster

Apesar de já estar calejado de fazer provas de certificações (afinal, essa é a terceira), o nervosismo toma conta toda vez que se vê aquele “bendito” botão de Start Test. Ohhhh tédio. rsrsrsrs. As primeiras questões são sofridas, o nervosismo toma conta, mas conforme se vai respondendo a adrenalina vai diminuindo e foi o que acabou acontecendo nessa certificação de ScrumMaster pela ScrumAlliance. Depois de quase 1 hora de prova, finalmente pude sentir o “gostinho” de obter mais essa certificação, e abaixo, compartilho com vocês o processo que fiz até atingir esse objetivo:

1. Participar de um curso CSM com um instrutor certificado Scrum. Como indicação, sugiro o curso presencial (2 dias) da Adaptworks (http://www.adaptworks.com.br/treinamento/Certified-ScrumMaster-CSM).
A didática, juntamente com as dicas/instruções dadas pelo Alexandre Magno e o Manoel Pimentel são fantásticas.

2. Após a conclusão do curso, você receberá um email com as instruções para fazer o Test On-Line para obter a certificação CSM. Para passar no teste você tem duas tentativas dentro de 90 dias, após o recebimento do email de boas vindas, sem nenhum custo. Após as duas tentativas ou 90 dias, você deverá pagar o equivalente a US$ 25,00 por cada nova tentativa.

Recebi o email no dia 07/05/2013, portanto, tinha até o dia 07/08/2013 para fazer. Ouvi muita gente falar que o test era simples, fácil e que não necessitaria tanto de estudos, mas resolvi não acreditar no que falavam e montei uma rotina de estudos durante 1 mês e meio. Como trabalho no dia a dia com Scrum, facilitou e muito os estudos pois aplicava na prática itens que tinha aprendido no curso.

3. Apesar da experiência prática não descarte a leitura do manual do Scrum (http://www.scrum.org/Scrum-Guides). Para quem não tem familiaridade com o inglês é importante ler o ScrumGuide em português e também em inglês.

4. Faça várias vezes o simulado Scrum Open Assessment disponível no site da Scrum.org (http://www.scrum.org/Assessments/Open-Assessments/Scrum-Open-Assessment). O simulado é uma versão mais light da prova, com tempo mais alongado e menos questões, por isso somente experimente fazer a prova quando estiver alcançando mais de 90% de acerto. Eu só fiz a prova depois de acertar 100% das questões.

5. Depois disso é só entrar no site da ScrumAlliance e clicar no botão Take a Test. Como tive a opção de escolher o idioma da prova, optei pelo Português. Apesar de todas as outras certificações Oracle terem sido feitas em inglês, essa prova de CSM trata de conceitos e fiquei com receio de me “embananar” em algumas questões, portanto, como segurança escolhi a língua nativa.

6. A prova contém 35 questões para serem respondidas em 1 hora. Tempo suficiente que usei para fazer e revisar com folga. Ao clicar em Finish, aquela angústia para aguardar o processamento, mas no fim fui agraciado com o status de PASS. Acertei 31 de 35. O mínimo de acerto era 26 questões.

Acho que é isso pessoal. Espero que de alguma maneira nesse post, pude demonstrar a vocês a minha trajetória para obter a certificação e qualquer dúvida sintam-se a vontade para entrar em contato.

Ah, só lembrando a certificação CSM, tem validade de 02 anos, portanto em 2015, terei que renová-la.

Perfil na Scrum Alliance
http://www.scrumalliance.org/community/profile/jmartini2

Agradecimento especial a minha esposa Camila Del Martini pela paciência e apoio nessa minha empreitada.

E vamos para as próximas certificações.

Agora posso usar o logo abaixo. Feliz!!!

LogoCSM

Categoria: Certificação
  • juliana diz:

    Olá, Julio,

    Ja fiz o curso de SCRUM de 2 dias e agora como faço para tirar a CSM? No site do ScrumAlliance não localizei.

    Grata

    25/05/2014 em 19:04
  • Silvia Fagundes diz:

    Parabéns pelo post !!
    Ajudou muito.

    30/07/2015 em 08:42
  • juliomartini diz:

    Oi Silvia!! Fico muito feliz quando de alguma maneira consigo ajudar. Obrigado por visitar o blog 🙂

    26/09/2015 em 09:12

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*