Júlio César Martini

Um amante de PHP e Banco de Dados, que agora se aventura na gestão de produtos utilizando Scrum.

Júlio César Martini - Um amante de PHP e Banco de Dados, que agora se aventura na gestão de produtos utilizando Scrum.

Certificação Oracle SQL Expert – 1Z0-047

É com muito orgulho que comunico que sexta-feira dia 25 de novembro de 2011, tirei a Certificação 1Z0-047 Oracle Database[bb] SQL Expert[bb]. Para mim é uma vitória mais que especial, já que há uns 6 anos atrás quando fiz o curso de DBA Oracle[bb] 9i tinha começado a tirar a certificação[bb] e acabei reprovando na primeira prova de SQL. Foi um balde de água fria e isso me abateu bastante. Acabei não correndo mais atrás visto que achava um absurdo o pessoal se interessar por um papel em vez de ver na prática se o profissional era qualificado. Enfim, os anos foram passando, fui crescendo como profissional e no segundo semestre de 2011 me fiz uma pergunta: Porque não voltar a fazer as provas e tirar a certificação? Comecei a estudar e para quebrar o trauma da primeira reprovação, optei por fazer primeiro a 1Z0-047[bb] SQL Fundamentals I.  Estudei por 3 meses e marquei a prova. No dia estava muito nervoso pois começou  a passar um filme pela minha cabeça, mas procurei manter a calma e responder com clareza cada questão que aparecia na tela. Após 70 questões chegou a hora mais tensa, o clique no botão de finish para ver o score final.  Foi um alívio ver essa prova concluída (ela não me dava nenhuma certificação), me senti mais seguro para o próximo passo, esse sim muito importante a SQL Expert. Estudei por mais 3 meses e na sexta-feira passada fui coroado com essa certificação.

Uma coisa que aprendi: Nunca desista, por mais que as vezes você se ache um lixo após uma reprovação. Tá aí, eu batalhei, estudei e hoje tenho orgulho de tudo, já que não foi nada em vão. Nunca desista dos seus sonhos.

E para quem quer começar, esse é um ótimo artigo:
Torne-se um OCA com 2 Certificações 

Material de Estudo:
OCA Oracle Database SQL Certified Expert Exam Guide (Exam 1Z0-047) 

TestKing 1Z0-047 Oracle Database SQL Expert
Vale a pena e você tem um período de 3 meses para fazer os testes. É um incremento depois de ler o Exam Guide e antes de fazer a prova final.
http://www.testking.com/1z0-047.htm 

Agradecimento especial ao meu amigo Rodrigo Almeida (@dbarodrigo), colunista Oracle do iMasters pelas dicas e apoio nessa minha empreitada. E vamos para as próximas certificações.

Agora posso usar o logo abaixo. Feliz!!! 🙂

  • Rodrigo Almeida diz:

    Parabéns Julião!

    Foi um guerreiro ao voltar aos estudos e colocar como objetivo as certificações da Oracle, e fez muito bem na escolha, onde optou a sua certificação OCA com as 2 certificações e foi coroado com a SQL Expert. Parabéns mesmo!

    E agora, vamos aguardar a OCA e futuramente a OCP em PL/SQL… vai ter que pagar umas brejas!!! hehehehe…

    Abração,
    Rodrigo Almeida

    29/11/2011 em 01:21
  • Júlio César Martini diz:

    hahaha!! Pagarei com o maior prazer. Dívida é dívida. É o mínimo pelo apoio e dicas. Abraços e sucesso Rodrigão.

    29/11/2011 em 08:59
  • Emerson diz:

    Olá Júlio.Parabéns cara.Sou seguidor de Rodrigo Almeida o qual fez questão de divulgar a sua vitória.Se puder passa uns macetes legais para os que como estão na guerra.

    Parabéns!

    Emerson
    DBA Jr

    29/11/2011 em 10:02
  • Júlio César Martini diz:

    Olá Emerson,
    Obrigado pelos parabéns. Basicamente tem que estudar, estudar e estudar…. Fiz isso por um período de 3 meses cada prova que fiz. Eu trabalho no dia dia com SQL então tive que estudar as coisas que não via muito no dia dia como CUBE / ROLLUP. Fora isso, foi mais prestar atenção nas famosas pegadinhas e ler a prova com calma. Vou adicionar o link no artigo mas o que ajuda bastante é sem dúvida adquirir um TestKing. Isso vai fazer uma diferença e tanto lá na frente. Você vai com mais confiança, apesar de ser um pouco caro mas vale a pena. Continue firme e forte se esse é o seu objetivo, pois posso afirmar que vale muito a pena.

    Abraços e se precisar de algo é só falar.

    29/11/2011 em 18:20
  • Guilherme morais diz:

    Boa noite Julio,
    Estou iniciando meu estudo para a prova 051, e estou seguindo suas dicas, dai fiquei com uma duvida: como você fazia com os exercicios? Ia fazendo ou lia o capitulo todo e depois voltava fazendo?

    Muito obrigado pela ajuda!

    23/06/2012 em 18:28
  • juliomartini diz:

    Guilherme,
    Nas primeiras semanas eu li o livro: OCA Oracle Database SQL Certified Expert Exam Guide (Exam 1Z0-047) e depois comecei a fazer os simulados. Com o resultado, analisava o tópico que mais errei, voltava aos livros, pesquisava na internet ref. ao assunto e estudava mais. Depois, voltava pro simulado e fazia de novo. É um ciclo, que pra mim funcionou e pude perceber que o que mais errava, era as questões que julgava ser fáceis, as famosas pegadinhas. Boa sorte no estudos e qualquer coisa estamos aqui para ajudar. Abraços.

    26/06/2012 em 23:11
  • Marcelo diz:

    Julio , primeiramente parabéns pela certificação. Tuas palavras despertaram em mim um desejo enorme de obter alguma certificação. Trabalho desde 1987 com oracle e nunca me preocupei com isto e não sei nem por onde começar. Tenho que fazer algum curso oficial para obter o OCA ?

    Grato e mais uma vez parabéns

    16/10/2012 em 09:45
  • Talitha Nunes diz:

    Parabéns Julio Cesar Martini,
    Eu vi que você inclusive já passou também na 1Z0-052. Parabéns também.

    Eu já trabalho com banco de dados Oracle algum tempo. Mas recentemente resolvi me especializar e tirar a certificações.
    A minha maior duvida e medo é a questão das provas serem em inglês. Eu tenho um conhecimento médio em inglês. Mas como já programo a muito tempo, a linguagem técnica tenho muita facilidade. Você acha que consigo fazer a prova? Ou tenho que ter domínio do inglês primeiro?
    Se você puder me ajudar, eu agradeceria.
    Novamente, parabéns.

    19/02/2013 em 17:48
  • juliomartini diz:

    Talitha,

    Sempre tive receio em fazer a prova em inglês por conta de não ser fluente (sei que isso no atual momento é inaceitável), mas pra mim não foi problema, só foi vencer o medo. A uns 5 anos atrás acabei fazendo a prova SQL Fundamentals em Português e sinceramente foi a maior besteira que fiz na minha vida (tradução pífia, termos técnicos que não deveriam ser traduzidos, foram, ou seja, mais complicou do que facilitou). Enfim, pensamento positivo e bola pra frente, até pq não são todas as provas Oracle que vc tem a possibilidade de fazer em Português.

    Boa sorte!!!!

    19/02/2013 em 20:20
  • juliomartini diz:

    Marcelo,

    Para obter OCA não precisa de curso oficial, mas para o OCP sim.
    No caso de OCA, pode seguir as dicas que coloquei nesse post que com certeza te ajudarão muito, assim como me ajudou.
    Boa sorte e qualquer dúvida, não deixe de escrever.

    19/02/2013 em 20:25
  • Felipe diz:

    Olá Júlio, parabéns pelas suas certificações. Eu vou começar a estudar para tentar tirar as certificações OCE e OCA. Gostaria de saber qual o tempo máximo para fazer o OCA após ter passado na primeira prova (OCE)?

    12/06/2013 em 10:41
  • juliomartini diz:

    Olá Felipe,

    Eu estudei de 2 a 3 meses (3 horas por dia).
    Se você seguir as dicas que coloquei no artigo com certeza esse tempo será mais que suficiente.

    17/06/2013 em 17:45
  • Gustavo Sardenberg diz:

    Caro Júlio César, ao completar o estudo pelo OCA Oracle Database SQL Certified Expert Exam Guide (Exam 1Z0-047), gostaria de saber se o nível das questões do exame é bem compatível com as encontradas no término de cada capítulo do livro.

    Como eu fui realizando os exercícios após o término do estudo de cada capítulo, irei refazer agora todos os exercícios de uma única vez. Mesmo assim vc acha necessário adquirir um TestKing?

    Desde já, muito obrigado.

    31/10/2013 em 15:52
  • juliomartini diz:

    Gustavo, tudo bem?

    Para te falar a verdade as questões são compatíveis ao TestKing.
    Gosto do TestKing pelo fato das famosas pegadinhas na prova.
    As vezes até me assustava, fazendo uma questão e dizendo, poxa essa é fácil e pra minha surpresa acabava errando.
    Depois de reprovar em provas, que descobri que eram essas pegadinhas que me ferrava. rsrsrs

    08/11/2013 em 15:41
  • Yuri Marques diz:

    Boa tarde, Júlio!

    Você ainda possui o Livro “OCA Oracle Database SQL Certified Expert Exam Guide (Exam 1Z0-047)”? Tem interesse em vender?

    Obrigado!

    18/11/2013 em 15:22
  • Alexandre Ferreira diz:

    Existe alguma certificação apenas de SQL Ansi. SQL Relacional ?

    30/11/2013 em 08:11
  • Analberto Pizzio diz:

    Caro Júlio,
    Também acho um absurdo o pessoal se interessar por um papel em vez de ver na prática se o profissional é qualificado.
    Inicie no Oracle em 1992, acho que tenho alguma bagagem.
    Mas para concorrer uma vaga no exterior será necessária uma certificação em PL/SQL.
    Qual a certificação mais indicada?
    Obrigado

    09/01/2016 em 20:13
  • juliomartini diz:

    Olá Analberto, tudo bem?
    É complicado, mas passei pelo mesmo dilema que vc. Na prática, executava bem melhor que numa prova (nervosismo, etc…). Enfim depois da primeira tudo fica mais fácil e hoje por incrível que pareça já não é um bicho de 7 cabeças. Não tirei a de PL/SQL ainda, mas achei os detalhes aqui: https://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=653&get_params=p_id:228#tabs-2. Dá uma pesquisada e qualquer dúvida me retorne.

    30/01/2016 em 16:07
  • Rodrigo diz:

    Boa tarde.
    Onde posso encontrar os materiais para estudos para prestar a prova da certificação 1Z0-146.
    Obrigado.

    11/03/2016 em 13:23
  • juliomartini diz:

    Rodrigo,
    Vc pode comprar o Study Guide – https://www.amazon.com.br/Study-Guide-1Z0-146-Database-Certification-ebook/dp/B00BIUT0A2
    Aconselho também dar uma olhada no site testking.com e ver o simulado. Ajuda muito!

    05/06/2016 em 18:52

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*